quinta-feira, 27 de março de 2008

Propriedade Horizontal - Evolução historica e Enquadramento legal

Perspectiva Histórica:

O Conceito de propriedade não foi sempre igual ao longo da história, sofreu várias evoluções a par das evoluções sociais que ocorreram. Assim nas sociedades primitivas, o conceito de apropriação, sobretudo da terra – bem jurídico fundamental deste tipo de sociedades, diverge do conceito actual.

Historiadores e Sociólogos afirmam que se evoluiu da propriedade colectiva para a propriedade individual.
Laveleye afirma que da transição do nomadismo para o sedentarismo, passou-se da propriedade de Aldeia, para a propriedade familiar e desta para a propriedade individual.
Por oposição Fustel de Coulanges teoriza que se passou da propriedade doméstica para a propriedade individual.

Concluindo, apesar das diferentes teorias, o sentido do “tenho”, do que é “meu” e do que é “teu”, tem menor sentido nas sociedades arcaicas que nas sociedades posteriores.

Na Roma clássica encontramos a propriedade individual, como um poder absoluto atribuído ao pater família, embora existam vestígios de propriedade colectiva anteriormente.
Já nos Germânicos pelo seu carácter nómada, encontra-se até muito tarde manifestações de colectivismo.
A propriedade na Roma clássica caracteriza-se como “pleno in ré potestas”, definindo-se posteriormente na tripartição de poderes “Ius utendi, ius fruendi e ius atutendi” – direito de uso, fruição e disposição das coisas – artigo 1305 c.c.

Com o feudalismo medieval a “plena in ré potestas” fracciona-se em “dominium directum”, domínio que cabia ao Sr. da terra, que embora desprovido dos poderes de proprietário, podia exigir rendas e prestações de serviços sob a sua terra.
Dominium útil, que cabia ao vassalo que cultivava a terra em troca de várias obrigações.

Com o desenvolvimento da classe burguesa e com a revolução de 4 de Agosto de 1789 destrói-se o feudalismo e o absolutismo real, voltando-se ao “pleno in ré potestas” do período romano clássico, ficando definido como um poder absoluto, inviolável e sagrado.

Entre nós este movimento deu-se em 1820 na primeira revolução liberal, consagrando-se em 1834.
A propriedade livre e individual e o princípio da plena propriedade privada mantém-se até hoje, embora devido à crescente relevância da função social da propriedade e a uma série de razões de interesse público os poderes do proprietário estejam mais limitados. Contudo podemos mesmo assim concluir que o direito de propriedade é um direito real maior que integra todas as prerrogativas que se pode ter sobre um bem. Assim o direito de propriedade é composto pelos direitos reais menores de gozo, garantia e aquisição, que conferem respectivamente, o poder de utilização total ou parcial sobre a coisa, confere ao credor a preferência sob todos os outros credor pelo valor da coisa no pagamento da divida de que é titular e a possibilidade de alguém se apropriar ou adquirir uma coisa.


A propriedade Horizontal teve crescente importância ao longo do século XX, em especial a partir da 1º Guerra Mundial, em resposta às várias crises de habitação.
Com o desenvolvimento industrial deram-se grandes concentrações demográficas e consequente escassez do solo, também o grande desenvolvimento das técnicas e materiais utilizados na construção, criaram a necessidade das cidades crescerem verticalmente. Assim tornou-se necessário a previsão do instituto da propriedade horizontal nos ordenamentos contemporâneos.
A propriedade horizontal, ao permitir o acesso à propriedade a estratos sociais que de outra forma lhe estaria vedado por limitações económicas, constituiu um poderoso instrumento ao incremento da edificação.

Em Portugal a possibilidade de fraccionamento de um edifício remonta às Ordenações Filipinas, no livro I, dispunha: “Se uma casa for de dois senhorios de maneira que um deles seja o sótão e do outro o sobrado, não poderá aquele, cujo for o sobrado, fazer janela sobre o portal daquele cujo for o sótão, ou loja, nem outro edifício algum”, Embora na época esta disposição pouca ou nenhuma utilização teria, pois não se tratava de nenhuma necessidade permanente da vida social.

Com o rescaldo do primeiro conflito mundial e consequente crise de habitação procedeu-se à revisão da legislação do inquilinato em 1948, sentindo-se que era necessário regulamentar o que tinha ficado previsto na lei 2030 de 22 de Junho de 1948, a obrigação de o Governo proceder à revisão do artigo 2335º, estabelecendo a propriedade de casas por andares. No entanto apenas em 14 de Outubro de 1955 foi publicado o Decreto – Lei 40333 que veio fixar amiúde o regime da propriedade horizontal. Assim a câmara corporativa escreveu no parecer sobre o regulamento da propriedade horizontal “ A propriedade horizontal é, por conseguinte, a propriedade exclusiva duma habitação integrada num edifício comum, O direito de cada condómino em conjunto é o direito sobre um prédio, portanto, sobre uma coisa imobiliária, e como tal é tratado unitariamente pela lei; mas o objecto em que incide é misto – é constituído por uma habitação exclusiva, que é o principal, e por coisas comuns, que são o acessório”
Dai em diante a propriedade por andares, cresceu exponencialmente.




Propriedade horizontal

(Na actualidade)

Quanto à sua natureza jurídica:

O código civil português regula este tipo de direito real no título relativo ao direito de propriedade, o que sugere a ideia de como tal o qualificar.
Contudo a doutrina portuguesa de modo pouco claro têm vindo a demarcar a propriedade horizontal da propriedade próprio sensu.
Independentemente da posição que se tome quanto à natureza jurídica do condomínio, uma coisa é certa, que por força da própria lei, o tratamento jurídico da propriedade horizontal participa em vários aspectos do regime da propriedade singular ou comum.
De certo modo o conteúdo da propriedade horizontal adquire particular complexidade e relevância, pela complicada teia de relações que nela se estabelece entre os condóminos.

II
O nosso código civil de 1966, não contém uma noção explícita de propriedade horizontal, contudo, da conjugação e relação, entre outros, mas principalmente dos artigos 1414º,1415º e 1420º,compreende-se que se caracteriza como o conjunto, incidivel, de poderes que recaem sobre uma fracção autónoma de um prédio urbano e sobre as partes comuns do mesmo edifício.
Aos titulares deste direito atribui a lei a designação de condómino.
Para que tal direito surja, necessário se torna que o edifício se constitua em propriedade horizontal, então para que tal se verifique é necessário que o prédio em causa satisfaça certos requisitos que se extraem dos dois primeiros preceitos citados.
(Uma fracção autónoma de um prédio urbano)
(As partes comuns do mesmo edifício) .
No direito português , a propriedade horizontal foi criada –pelo menos com a configuração que oferece actualmente-pelo dec.-lei 40 333,de 14 Outubro de 1955. e depois posteriormente melhorada pelo código civil e 1966,que passou a ser a sede legal desta matéria.
Em 1994 o legislador introduziu alterações nesta matéria tanto no código civil como também, por dois diplomas autónomos os decs.-leis 268/94 e 269/94 de 25 Outubro. Nestes dois diplomas foram introduzidas normas regulamentares e deixadas as normas estruturantes para o código civil.
O primeiro grande problema da regulação da propriedade horizontal é o da regulação entre poderes de cada condómino e os poderes do conjunto dos condóminos.
O segundo problema da regulação da propriedade horizontal é o da organização do conjunto dos condomínios para a condução dos assuntos que lhes cabe conduzir, enquanto conjunto.

Requisitos do objecto

Os requisitos do objecto da propriedade horizontal traduzem-se na necessidade de no edifício se poderem autonomizar fracções ou unidades independentes, distintas e isoladas umas das outras , tendo cada uma delas saída própria para a parte comum do edifício ou para a via publica artigo 1415º C.C. Estes são por assim dizer os requisitos civis do prédio para ser possível a constituição da propriedade horizontal.
Existem ainda os requisitos administrativos , impostos pelo regulamento geral das edificações urbanas , decorrentes de exigências múltiplas - segurança , salubridade , arquitectónica , estética , urbanística -que tem de ser respeitadas , por condicionarem a construção de edifícios e a sua utilização. Sobre a matéria foi proferido o Assento de 10 de Maio de 1989 segundo o qual «nos termos do artigo 294º do Código Civil, o título constitutivo ou modificativo da propriedade horizontal é parcialmente nulo ao atribuir a parte comum ou a fracção autónoma do edifício destino ou utilização diferentes dos constantes do respectivo projecto aprovado pela câmara municipal». Esta questão veio a ser regulada pela redacção dada aos novos nº 2 e 3 do artigo.1418º.
Para além de cada fracção autónoma todas as demais partes componentes ou integrantes do edifício constituem as chamadas partes comuns .

Incidindo sobre cada uma das fracções autónomas um direito singular , compreende-se a necessidade de elas serem devidamente individualizadas , o que se faz mediante a atribuição , a cada fracção, de uma letra distinta. A relevância da matéria faz com que ela deva constar do próprio titulo constitutivo, importando a sua omissão relevantes consequências como vêm plasmado no artigo 1418º no nº 1 e 3.



Quanto as partes comuns o legislador adoptou em relação a elas dois critérios diferentes. Assim , há certas partes do edifício que são necessariamente comuns , enquanto em relação a outras é deixada aos interessados a liberdade de como tais as qualificarem , ou , não , no titulo constitutivo do condomínio. artigo 1421º nº 1 e 3 do C.C.
Quanto ao solo este só é necessariamente parte comum no que respeita à zona de implementação do edifício como nos diz o artigo 1421º no seu nº 2.

Constituição.

Os modos de constituição da propriedade horizontal vêm estabelecidos no artigo 1417º e apresentam algumas particularidades em relação aos direitos reais em geral. Agrupam-se eles do seguinte modo: usucapião, negocio jurídico e decisão judicial.

Requisitos do titulo constitutivo.


Para alem do que é próprio de cada uma das modalidades do título constitutivo da propriedade horizontal, há pontos que são comuns a todas elas.
Desde logo a lei exige no artigo 1418º, que no titulo constitutivo, qualquer que seja , conste a especificação das partes correspondentes ás varias fracções , por forma que estas fiquem devidamente individualizadas, e o valor relativo de cada fracção , expresso em percentagem ou permilagem do valor total do prédio.
Mas para alem disso o nº 2 do artigo 1418º, aditado na revisão operada no decreto-lei nº 267/94,admite que no titulo constem facultativamente, outras menções, a saber:
a) fim a que se destina cada fracção ou parte comum;
b) regulamento do condomínio ;
c) estipulação de compromisso arbitral para resolução de litígios emergentes das relações de condomínio.



Obrigações dos Condóminos.

As obrigações dos condóminos , para alem do que resulta das limitações ao exercício do seu direito , referem-se sobretudo as partes comuns e podem reconduzir-se ás seguintes categorias: encargos de conservação , uso e fruição , reparações , inovações e encargos fiscais.

Administração das partes comuns.

É regulada pelos artigos 1430º ao artigo 1438º,

A assembleia de condóminos é constituída por todos os titulares de fracções autónomas, tendo cada um deles tantos votos quantos os correspondentes ás unidades inteiras da permilagem ou percentagem da fracção ou fracções que possuir como vêm positivado no artigoº1430 no seu nº2.

O administrador, é o órgão executivo do condomínio, não tendo o cargo, que pode ser renumerado, de ser necessariamente desempenhado por um condómino artigo 1435º nº 2.

Natureza do condomínio.

A natureza jurídica do condomínio levanta relevantes dúvidas na doutrina. Gira em redor da questão de saber se a propriedade ou condomínio horizontal deve ser visto como uma modalidade da propriedade , tal como sugere o enquadramento que lhe é dado pelo código civil, ou se merece ser qualificado como uma propriedade especial ou como um tipo autónomo no conjunto dos direitos reais de gozo.
Pois o condomínio é tratado como pessoa colectiva.

Sem comentários: